Papa Leão XIV abre a Quaresma e pede conversão do coração e jejum das palavras
Rebecca Borges, Show Católico
O Papa Leão XIV abriu oficialmente o tempo da Quaresma nesta quarta-feira (18), no Vaticano, com a tradicional celebração da Quarta-feira de Cinzas, precedida por procissão penitencial da igreja de Santo Anselmo até a Basílica de Santa Sabina, em Roma. Durante a Audiência Geral, o Pontífice exortou os fiéis a viverem o período como um caminho de verdadeira conversão do coração, oração intensa e renovação espiritual rumo à Páscoa.
Nas saudações dirigidas aos peregrinos de diferentes idiomas, o Papa reforçou a importância de colocar Deus no centro da vida, evitar distrações e abrir o coração às graças próprias deste tempo litúrgico. Aos fiéis de língua portuguesa, destacou:
“Com esta jornada de jejum e oração, começamos o nosso itinerário quaresmal. Que o Senhor, com a sua graça, nos impulsione a uma verdadeira conversão”.
Entre os pontos centrais da reflexão, Leão XIV chamou atenção para o chamado “jejum das palavras”, convidando os cristãos a evitarem gestos e comentários que ferem os outros. O Pontífice também recordou a importância das obras de misericórdia e do Sacramento da Penitência como caminho de encontro com Cristo durante a Quaresma.
A celebração marca o início do itinerário espiritual que prepara os cristãos para a celebração da Páscoa, centro da fé católica.